16.1.09

A sabedoria do instinto


Os cães
Quando adoecem
Recolhem-se em um canto
Embaixo da escada
E ali permanecem

Quietos

Com o olhar triste
Mas atento
A cabeça sobre as patas
Não se ouve seu lamento

Nem água querem
Apenas esperam
Até que melhorem

Ontem sentí-me assim
E tornei-me canino
Não deu outra
Acordei renovado

Esses nossos parceiros
Também assim se comportam
Quando estão para morrer

Retiram-se do convívio
Escolhem um local tranquilo
E lá aguardam
Até que a morte os venha buscar

Terei também este privilégio
Quando minha hora chegar?

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre tive muitos amigos cachorros. O que me surpreende é sua fidelidade absoluta e gratuita.O momento de morte deles de fato é impressionante. No oratório de páscoa de Bach tem um trecho extremamente lindo e que me toca demais. É um desejo profundo do ser humano para o momento de sua morte. É mais ou menos isto:os isto: Que seja muito suave a minha agonia de morte, como um cochilo, Senhor, atraves de teu sudário.